terça-feira, 1 de novembro de 2011

Deixo a vida me levar, mas os protestos não deixam

Ao manter meu rotineiro costume de ouvir o rádio pela manhã, me deparei com mais uma notícia sobre manifestações que cerceiam o direito do cidadão de ir e vir. Não bastando apenas uma, a notícia dava conta de que, no momento, duas manifestações aconteciam.

A primeira delas na BA-528, depois do viaduto de Paripe, sentido Base Naval, e a segunda na BA-093, no Km1, na altura do posto de combustíveis Paraqui, no sentido Simões Filho. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual o protesto é para exigir melhorias na região. Salvador não ficou de fora e o palco do 'rebuliço' foi a Avenida General San Martin, na qual os manifestantes queimaram objetos, não deixando claro o motivo do protesto.

Eu gostaria de saber o que os condutores e usuários da via têm a ver com a reivindicação dessas pessoas. Quer melhorias na região? Vá protestar em frente à Prefeitura ou mesmo em frente à casa do prefeito!

O Manual do Cidadão diz que todos têm o direito "de ir e vir em todo Brasil, em tempo de paz. Se não houver ordem de um juiz ou se você não está em flagrante delito, qualquer impedimento à sua liberdade de locomoção é ilegal. A nossa Constituição prevê o Hábeas Corpus para proteger seu direito de locomoção. Qualquer pessoa pode procurar um juiz quando este direito não for respeitado".

Ou seja, quem faz estas manifestações aleatórias, em qualquer local, sem se preocupar se está prejudicando a população, comete um crime. O Estado, responsável pelas ações das polícias Civil e Militar, tem que ser mais enérgico em relação a isso. Parece que a solução para todos os problemas é manifestar. Eu não tenho nada contra fazer um protesto, desde que ele seja organizado e que incomode os que estão causando o problema e não quem não tenha, absolutamente, nada a ver com isso.

Tenho dito!

*Com informações da Rádio Metrópole

8 comentários:

Juju Baby disse...

Renatinha, eu discordo um pouco de você. Apesar de achar realmente incômodo e inconveniente ter o meu direito cerceado pelos protestantes, penso que é uma das principais maneiras de causar caos e chamar a atenção. No momento em que o trânsito é parado, várias feridas são pisadas, isso atinge a muita gente e quase sempre isso chama a atenção e agiliza o processo. No fim das contas, apesar do prejuízo de tempo, sempre aceitam a desculpa de manifestação no trabalho ou em outros lugares. A UFBA ano passado prorrogou o fechamento dos portões só por causa da chuva, quanto mais. Mas conheço várias pessoas que pensam como você. Eu como já fui militante do movimento estudantil, levanto a bandeira desse pessoal aí!

Na Ponta da Língua disse...

Eu mesma já protestei bastante. Mas hoje penso diferente. O que você acha que chama mais atenção? O protesto numa via ou em frente à casa do prefeito, ou em frente às companhias de ônibus, ou não deixando o governador entrar ou sair da Governadoria? Sei lá. É um transtorno que, a meu ver, não resolve muita coisa, não. Enfim, respeito muito sua opinião.

Fabio Fortunato disse...

Bem... É um tema um tanto controverso. Sou favorável a esse tipo de manifestação sim, embora entenda que devam ser o mais ordeiras possível. Infelizmente não é o que acontece. Outra questão é que no país em que vivemos, o direito de ir e vir nos é cerceado diariamente sem que tenhamos nunhuma condição de protestar, vide os pedágios.

Fotos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciane Alcântara Mosquera disse...

Boa noite, pessoal! Primeiramente, muito bom texto. E, colocando minha pitada nesse receita, concordo inteiramente. Penso que assim como temos o direito de protestar, temos o direito de ir e vir. Geralmente os protestos que fecham as ruas não atingem os maiores interessados e sim as pessoas que trabalham e sofrem horas no transito. Nesse sentido, se o problema é com o prefeito, por que não parar o transito próximo a prefeitura? Enfim, protestar sim, mas talvez falte um pouco de equilíbrio e bom senso para que ninguém saia prejudicado.

Na Ponta da Língua disse...

Realmente, Lu. Pensamos de maneira igual. No entanto, como disse anteriormente, compreendo as opiniões divergentes da minha, mas adoro quando elas coincidem(risos).
Obrigada por comentar!

Narguilé Art & Design disse...

Renata como vc já sabe eu discordo de você. Acho essa visão super unilateral e distorcida, pois se não fossem os movimentos sociais nesse país de corruptos e safados nada mudava. Acho que do jeito que vc escreveu parece que todo mundo que faz protesto atrapalha o cidadão, quando na verdade os " atrapalhados' geralmente são beneficiados com as conquistas das greves, manifestações populares, etc. Eu digo um SIM bem grande aos movimentos sociais, de estudantes de trabalhadores e um NÃO bem grande ao Governo omisso e às opiniões unilaterais (ui), kkkk, mas apesar disso vc sabe que eu te amo e tô dizendo isso sem beber nada, kkkk, bjus.

Na Ponta da Língua disse...

hsauhsahusahuashusahuasuhashuashusahuashuashu Tb te amo!
Eu entendo a sua opinião, eu só acho que os protestos poderiam ser melhor pensados. Parecem que são feitos aleatoriamente, sem um foco específico. Mas os governos, seja municipal, estadual e federal, vivem pisando na bola e, de fato, não representam a população. Na verdade, uma parte bem pequena dela, que detém a maioria do dinheiro que circula no país.