sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Comer na rua ou não comer? Eis a questão

Quando eu digo que comer na rua é uma aventura, independentemente do local em que se está, ninguém acredita. O que é mais arriscado? Comer um cachorro-quente no carrinho da Lapa ou comer um roast beef na churrascaria Boi Preto? Sinceramente, não sei a resposta.

A prova de que boa localização e preço alto não são garantias de limpeza e qualidade foi constatada nesta quinta-feira (24/11), durante a operação da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) que vistoriou inúmeros estabelecimentos de Salvador. No total, 13 negócios, a maioria instalada em áreas nobres, foram autuados por inúmeros problemas: acondicionamento de alimentos, falta de higiene e de refrigeração no local onde os produtos são armazenados, além de placa que indica a proibição de fumo fora dos padrões indicados pela lei municipal.

Falar do tema sem dar nome aos bois é uma temeridade. Sendo assim, lá vai: o Grande Hotel da Barra sofreu sanções por ausência de higiene no material de manipulação de alimentos. A Delicatessen Santa Maria, em Brotas, recebeu notificação por armazenar três refrigerantes com prazo de validade vencido e também por mau acondicionamento dos produtos.

Até a lanchonete Subway entrou no bolo, junto com o Bohemia Pilsen Bar e o restaurante Tony's, todos na Barra, o restaurante Mistura Fina, em Itapuã, e o restaurante Boi Preto, na Boca do Rio, não tinham placas de proibição de fumo. O Bohemia Pilsen Bar se destacou, também, por ter produtos com datas de validade vencidas. Os agentes ainda encontraram peixe cru no chão do restaurante Ki-Mukeka, em Armação. Também por má conservação dos alimentos, foram notificados o Caranga Bar e Restaurante e a churrascaria Tchê Picanha, ambos na Pituba. Ainda de acordo com o órgão, a precariedade na higiene da manipulação dos alimentos e validade vencida de produtos resultaram em autuação para a Cantina Montanari, na Boca do Rio. Não esqueçamos que filmaram um rato morto na cozinha do Mc´Donalds do Hiperposto (Av. ACM), na semana passada.

Todos os estabelecimentos comerciais foram multados pela coordenadoria em aproximadamente R$ 8,9 mil e têm 10 dias para apresentar defesa.

Fala sério! A maioria destes estabelecimentos já foi visitada por mim um dia e eu acredito que por você também, que lê este post agora. Infelizmente o ser humano, principalmente o baiano, é dado a este tipo de prática. A falta de higiene e atenção, atrelada à vontade de se dar bem a qualquer custo fazem com que nada 'ande' no rumo certo aqui em Salvador. Vai ver que o churrasquinho do 'tio', na Estação de Transbordo, e do hot-dog do 'coroa', no Terreiro de Jesus, sejam mais limpos que esses locais citados acima.

Antes de sair para consumir bebidas e comidas fora de casa, dê uma rezadinha. Se não é pelos homens, tenta por Deus.


Nenhum comentário: