segunda-feira, 19 de março de 2012

Os artistas em preto e branco

Esse final de semana assisti, com algumas amigas, o aclamado ‘O Artista’. Por não se tratar de um gênero que eu goste bastante, confesso que fui ao cinema sem grandes expectativas e estava um tanto alheia ao filme, sem saber exatamente do que se tratava. Assim que me aboletei na cadeira, uma das minhas colegas me disse que se tratava de um filme mudo. Logo pensei: “Oh Deus, onde fui me meter?”. É com uma enorme satisfação que digo: meti-me em um dos mais maravilhosos longas que já vi.

Embora em preto e branco e quase, completamente, sem som, deletei-me com uma história repleta de sutilezas e de sensibilidade, que fez com que eu passasse, facilmente, dos risos às lágrimas. ‘O Artista’ conta o declínio de George Valentin, um ator que fazia filmes mudos, consagradíssimo em 1927, e que, com a inclusão do som da fala dos personagens, perde espaço para atores mais jovens. O detalhe é que um desses jovens atores é Peppy Miller, uma moça que fez figuração em um de seus filmes, e pela qual o ator sentiu-se atraído.

A partir daí, a vida de Valentin se torna um verdadeiro inferno. Buscando mostrar que os filmes mudos e, principalmente, ele ainda têm vez, o artista produz um longa que acaba se tornando um fracasso, sendo esmagado pelo filme estrelado pela concorrente ‘faladeira’ Peppy Miller. Afundado em dívidas, o ator é deixado pela esposa e só pode contar, agora, com seu fiel cãozinho e com o dedicado motorista. Dentre os percalços enfrentados pelo protagonista estão, ainda, o alcoolismo e acidentes que quase o mataram.

As relações interpessoais, a capacidade de deixar o orgulho de lado, amizade e o verdadeiro amor são tópicos abordados no longa que ganhou 5 estatuetas da Academia, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. O telespectador que deixa o cinema, após ver a película, sai leve, feliz e tocado. Todos nós podemos ser artistas e driblar os problemas das nossas vidas, confiando nos amigos, permitindo nos apaixonar e buscando a felicidade, sempre.

‘O Artista’ está nas principais salas de cinema de Salvador. Confira a programação completa em www.cineinsite.com.br.

Silvio Santos – o artista do Brasil em preto e branco

Pulando da telona para a telinha, assustei-me com o visual do dinossauro da TV brasileira, Silvio Santos. O apresentador, que comanda um programa dominical batizado com o seu nome, apareceu, desde a semana passada, com um look diferente: Silvio assumiu seus cabelos brancos e estava parecendo um verdadeiro avô.

Mesmo sabendo que o dono do SBT tem mais de 80 anos, as tinturas e o excesso de maquiagem nunca permitiram que o público o enxergasse como o idoso que é. Posso apostar que, assim como eu, diversos telespectadores ficaram perplexos com o velhinho que brincava com a plateia diante de nossos olhos.

Como a maioria sabe, Silvio foi camelô e teve que passar por muito perrengue para chegar aonde está e, assim como 'O Artista', o apresentador soube reconhecer as oportunidades e as agarrou, alçando longo voo pela carreira televisiva.

Essa mudança, a meu ver, é positiva, uma vez que comprova que pessoas mais velhas têm vez na televisão brasileira, até porque, quando se é um ícone, um artista, não importa a idade, o público vai reconhecê-lo como tal e lhe dará o devido apoio e, também, audiência.

3 comentários:

Cris disse...

Um motivo a mair pra criar coragem e assistir o premiado vencedor do Oscar, Renatinha!
Boas observações!

Sobre Silvio, acho bacana e considero que já passou da hora dele assumir a idade que tem.

Cris disse...

a mais*

Juju Baby disse...

Renatinha, excelente postagem! Eu também amei o filme, mas confesso que me cansei um pouco com o silêncio dele...mesmo reconhecendo todas as sutilezas! De fato, é MUITO BOM! Talvez eu não seja do tipo que se concentra tanto em imagens não sonoras. Mas recomendo a todos! Quanto ao Silvio, sou apaixonada por ele, respeito muito o seu trabalho! :) mas preferia ele com a aparência jovem mesmo! hahahahahahahahaha