segunda-feira, 9 de julho de 2012

As Olimpíadas 2012 estão chegando?



Cada vez mais, a Globo perde o reinado no que diz respeito à trasmissão de eventos esportivos. A emissora é rainha quando se trata de campeonato brasileiro de futebol, mas vem perdendo a majestade quando o assunto são eventos como as Olimpíadas de Inverno, o jogos Pan-Americanos, campeonatos de futebol europeus e até mesmo as Jogos Olímpicos de Verão, que nesse ano serão realizados na capital inglesa, Londres.

A emissora do bispo Edir Macedo, a Record, é a detentora dos poderes de transmissão das Olimpíadas 2012, e, por conta disso, pode vender os direitos de exibição em canais fechados para a Globo Sat. O que me deixa intrigada é que um dos maiores eventos esportivos do mundo está muito próximo - a solenindade de abertura é no próximo dia 27 - e eu não vejo ninguém fazer comentários sobre o assunto.

Será que a Globo é tão poderosa que o fato de ela não transmitir o evento faz dele inesistente? Lembro-me de, em edições anteriores, nas proximidades das Olimpíadas, as pessoas não falarem de outra coisa: previam resultados; queriam saber quais atletas nos representariam lá fora; falavam de esportes pouco valorizados no Brasil... Atualmente, não se ouve nada.

Ao sair na frente da Globo na corrida pela exibição do evento, a Record apostou alto. No entanto, a emissora do bispo tinha bons motivos para encarar a empreitada. Quando, em 2010, exibiu os jogos de inverno de Vancouver, a Record conseguiu resultados sólidos e surpreendentes. Competindo com a maior festa popular do mundo, o Carnaval, esportes como esqui, snowboard e curling fizeram bonito e renderam ao canal médias de até 10 pontos, picos de 12 e sintonia de 22% dos televisores ligados na Grande São Paulo.

Parece pouco quando comparamos com os índices alcançados por novelas da Globo, a exemplo de Avenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro, exibida, atualmente, no horário nobre, que vem alcançando picos de 40 pontos em média. Contudo, o aumento crescente na audiência da emissora paulista, atrelada a novas e importantes apostas, dá uma mostra do que vem por aí.

Contanto que a guerra pela audiência seja ética e saudável, ela é sempre bem-vinda por nós, telesctadores sedentos por conteúdo de qualidade na televisão brasileira.

Nenhum comentário: