segunda-feira, 5 de março de 2012

Suruba na telinha – Rede TV! e Bandeirantes, o 69 da televisão brasileira

Todo mundo sabe que o famoso troca-troca televisivo ocorre nos mais diferentes segmentos. É galã que sai da Globo e vai para a TV do bispo (Rede Record); é apresentador que deixa programa e volta a fazer novelas; é empresário famoso que vai para a emissora de Silvio Santos e deixa de apresentar o programa que o consagrou. Enfim, no mundo da telinha tem de tudo. A bola da vez é a ida de toda a trupe do Programa Pânico na TV! para a Rede Bandeirantes (os integrantes romperam o contrato com a RedeTV! e assinaram com a Band sem aviso prévio, em janeiro deste ano), enquanto o polêmico Rafinha Bastos, ex-integrante do CQC (programa exibido às segundas pela mesma Band), após um período de jejum televisivo - por conta de declarações, no mínimo, polêmicas o humorista foi afastado da atração e pediu demissão-, assina com a Rede TV! para comandar um programa espelhado no norte-americano Saturday Night Live. A versão brasileira foi licenciada pela Endemol, que já produziu versões na Espanha e no Japão.

Acredito que a ida de Bastos para a emissora de Osasco - a sede da Rede TV fica na cidade paulista - será como uma espécie de tiro no pé. A empresa não vive o melhor momento após perder os direitos de transmissão da Série B do Brasileiro, que acarretou, de acordo com a própria Rede TV!, numa redução de cerca de R$ 30 milhões de receita por ano. Além disso, outros R$ 15 milhões teriam deixado de encher o cofrinho da Rede TV! em virtude da perda dos direitos do UFC para a platinada TV Globo.

O humorista já provou que leva o desejo de ser polêmico a níveis perigosos. Além de fazer piadas sobre mulheres feias terem que agradecer aos estupradores, pois esses estariam lhes fazendo um favor, Bastos brincou com gente graúda: falou, ao vivo, no horário nobre, que gostaria de "comer" Wanessa Camargo e o bebê, que ainda não havia nascido - Wanessa teve o primeiro filho, do casamento com o empresário Marcus Buaiz, em janeiro deste ano - e descascou o abacaxi de um processo movido pela cantora.

O pessoal do Pânico, por outro lado, vai para uma emissora que conseguiu estabelecer o CQC como um dos programas humorísticos mais vistos e mais renomados do Brasil e que, por si só, tem mais telespectadores do que a Rede TV!, o que parece ter sido uma decisão acertada. De acordo com a mídia nacional, os humoristas do Pânico (dentre eles Sabrina Sato, Emílio Surita, Eduardo Sterblitch, Márvio Lúcio e Rodrigo Scarpa) puderam romper, mais facilmente, o contrato com a Rede TV! porque os salários não estavam sendo pagos em dia.

Agora, só nos resta esperar e ver no que vai dar essa ‘suruba’ televisiva. Não quero ser a 'urubulina' que prevê que tudo vai dar errado, mas, em minha opinião, aonde vai o dedo podre do grosseiro Rafinha Bastos, nada pode dar certo.

Nenhum comentário: