segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Ignorância ou inocência?

Após me mudar do município de Lauro de Freitas, situado na Região Metropolitana de Salvador, para a capital baiana, no bairro da Vila Laura, fiquei um bom tempo votando naquele domicílio eleitoral. Aproveitava os dias de 'exercer a cidadania', apesar de acreditar que podemos realizar tal prática em qualquer circunstância, para ir à praia e rever os amigos que lá permaneceram.

Este ano pensei com os meus botões: "Já não sei o que se passa, politicamente falando, na minha querida Lauro de Freitas... Por que então continuar a votar em candidatos de lá? Isso não é justo"... Seguindo essa linha de pensamento, alterei e transferi meu título para Salvador. Caí na Zona 14, sessão 057, localizada no bairro de Matatu, próximo ao local em que resido.

Neste 'ilustre' domingo (03/09/2010), me dirigi ao colégio designado a mim, como local de votação, e ao chegar, constatei que a minha era uma das sessões mais 'concorridas'. Resignei-me e esperei mais de uma hora para colocar meus dedos nas teclas da urna eletrônica.

Voltemos um pouco no tempo. No período em que permaneci na fila, pude observar coisas deveras interessantes. Para começar, grande parte dos eleitores que ali estavam pertenciam a classes sociais mais 'baixas', por assim dizer. Além disso, o colégio era dotado de péssima infraestrutura. Idosos e portadores de necessidades especiais tinha que 'rebolar' para chegar às suas sessões.

Uma moça, muito contida, estava atrás de mim na fila. Como baianas que somos, logo puxamos papo, mas este logo se dissipou pois o calor estava de matar e as acomodações, como disse antes, não eram das melhores. Tirei o celular do bolso e me resignei a jogar 'tetris' para passar o tempo. Eis que uma amiga da 'moça contida' chega e as duas começam a papear:


Moça contida:
- Oi Paloma! Já votou?

Paloma:
- Já menina, minha sessão estava vazia!

Parênteses ( Que sortuda, não?!)

Moça contida:
-Que inveja! Dá uma olhada nesta fila.

Paloma:
- Vou ficar aqui com você...

Moça contida:
E aí? Votou em quem?

Paloma:
-Menina! Para presidente votei em Marina... Agora, errei um dos meus votos..

E eu cá com meus botões: "Errou?? Como se erra um voto?"
E a explicação veio....

Paloma:
- Na hora de escolher o dep. estadual eu confundi os números e quando vi a imagem do candidato na tela percebi que não era o que eu queria votar, mas apertei confirmar mesmo assim.


Meu Deus do céu!!!! Como é que pode isso? Votar em um candidato porque esqueceu o número do outro. Na minha humilde opinião, o correto seria anular o voto. Mas não. Vota em qualquer um! Isso, ao meu ver, demonstra a incrível ignorância do povo. Votar é um dos atos mais sérios que nós podemos realizar e alguns, por ignorância completa (a culpa não é deles, pois o sistema educacional do Brasil não permite que se crie uma consciência política elevada) o fazem de qualquer maneira, quase que como chacota...

O segundo turno das Eleições 2010 vem aí! Que história 'maravilhosa' eu ouvirei no dia 31 de outubro? Seja lá como for, eu conto para vocês.


Consciência, consciência e educação.... Cadê? Não sei aonde fomos parar...

Nenhum comentário: