terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estação da caca: Lapa permanece em situação degradante

Por conta de um evento para o qual fui designada a ir pelo trabalho, tive que pegar ônibus na Estação da Lapa neste início de semana. O que vi me deixou extremamente horrorizada: chão úmido e sujo; escadas com cocô humano coberto por areia; lixo por todo o canto; e um ambiente tão sinistro, mas tão sinistro, que poderia servir como cenário de filme de terror.

Essa situação degradante pode ser vista nos pavimentos que ficam acima do solo, entretanto, o nível subterrâneo consegue ser ainda pior. Eu nunca tive que pegar o transporte coletivo no subsolo da estação, mas descobri que o ônibus que passa pela rua em que resido resgata os passageiros neste nível do terminal. A cada passo que eu dava, o odor fétido ia inundando minhas narinas e a crescente escuridão me dava a sensação de estar num porão de um navio negreiro.

É triste observar que um equipamento tão cheio de história e tão importante para a população soteropolitana está, literalmente, sitiado. Aquilo lá não tem o gostinho de ser, verdadeiramente, ADMINISTRADO há muito tempo! Como diria o criativo Zeca Baleiro, a Estação da Lapa está como um " barco sem porto, sem rumo, sem vela, cavalo sem sela" e a situação, infelizmente, tende a piorar.

Estamos, praticamente, no final da gestão do prefeito paspalho João Henrique e não será agora que ele irá realizar qualquer mudança. Muito pelo contrário. A prefeitura é tão consciente da sua incapacidade para gerir, que anunciou, em setembro deste ano, que Elevador Lacerda, Estação da Lapa e planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade/Calçada deverão ser privatizados. A justificativa dada pelo secretário municipal de Transportes é a de que é preciso melhorar a qualidade de atendimento para que se possa praticar um preço justo e, assim, a população tenha condições de pagar e os custos operacionais sejam cobertos, para que Salvador tenha os equipamentos, em questão, adequados.

Os impostos que pagamos servem para quê mesmo? Ah... Lembrei! Para colocar no bolso desses incompetentes, enquanto temos que circular pela cidade utilizando estruturas no mínimo inadequadas, sentindo cheiro de mijo e esgoto.

Fazer o quê, cidadão?


2 comentários:

Cassandra disse...

Renatinha, indignação compartilhada. Mas cá pra nós, existe gente mais mal educada que o soteropolitano? O que vemos na rua é um cenário terrível, de pessoas jogando papel no chão, urinando em qualquer canto, dispondo o lixo para coleta em horários errados, escarram sem o menor constrangimento...argh!!!!!!!. Em uma reunião ouvi uma declaração e tive que concordar..."O Governo é muito bom para criar, mas é péssimo em manter", mas nem a privatização resolve, pois está aí como exemplo o sistema Ferry Boat!!!! sem solução??????

Na Ponta da Língua disse...

Isso é muita verdade, mesmo! Mas junta a inoperância da Prefeitura, com a falta de preocupação das três esferas governamentais, como um todo, em dar instrução ao povo, e temos isso: uma Salvador nojenta e constrangedora!