quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rafinha Bastos: o autossabotador


O sucesso meteórico atingido pelos jornalistas/humoristas do 'Custe o que Custar', nacionalmente conhecido como CQC, é, na atual conjuntura da televisão brasileira, algo surpreendente. O programa, transmitido semanalmente pela Rede Bandeirantes, acompanha o cotidiano do Brasil, com destaque para a política e o esporte, de forma irreverente e ácida.

Nesta semana, um de seus apresentadores, Rafinha Bastos, foi afastado pela diretoria da Band, por contar piadas, a meu ver de péssimo gosto, que causaram desconforto para muita gente. A gota d´água foi Rafinha afirmar que a cantora Wanessa (filha do Zezé), que está grávida do empresário Marcos Buaiz, estava tão gostosa que ele "comeria ela e o bebê". O afastamento do rapaz tem causado um grande burburinho na mídia nacional.

Essa não foi a primeira piada infame do humorista. À época do suicídio da atriz Leila Lopes, ocorrido em dezembro de 2009, Rafinha fez os seguintes comentários no twitter: "Não condenem o suicídio. Pense: se você fosse a Leila Lopes, o que você faria?” e "A todos os que se ofenderam com o que eu disse da Leila Lopes: a vida é ótima e suicida tem mais é que se f*".

A segunda polêmica em que se envolveu o jornalista, que, diga-se de passagem, foi eleito como administrador do Twitter mais influente do mundo pelo The New York Times, foi causada por uma desastrosa piada: "mulher que reclama que foi estuprada é feia, e o homem que cometeu o ato merece um abraço, e não cadeia".

Qualquer pessoa que tenha bom senso percebe que o humorista passa dos limites. Piadas podem ser ácidas, rudes, de humor negro, mas o respeito ao ser humano deve ser, acima de tudo, levado a sério. Em tempos em que a violência extrema se abate e espalha pelo país, pessoas influentes devem, pelo menos, ficar caladas e não incitar, ainda mais, a prática criminosa, seja ela qual for.

Parece que o sucesso subiu à cabeça do comediante, que perdeu as medidas e acabou errando na receita do humor. Rafinha Bastos, na verdade, é um incrível autossabotador e eu espero, de verdade, que essa criatura nem volte ao programa. Seria uma excelente lição para quem acha que pode falar o que quer, sem que haja consequências. Responsabilidade e respeito ao próximo devem ser condutas adotadas por todos aqueles que, de alguma forma, podem influenciar terceiros.

8 comentários:

Cris disse...

Concordo em gênero, número e grau,amiga! Ele perdeu o fio da meada faz tempo...

Juju Baby disse...

Li alto aqui em casa o seu comentário, hahaha. ESTOU SUPER DE ACORDO, meu pai adorou seus comentários. Por sinal, estávamos falando disso AGORA aqui em casa. Parabéns pelo texto, Rê! Beijo

Rebeca disse...

Concordo plenamente Renata. Há tempos rafinha Bastos já tinha perdido o limite das piadas, da educação e principalmente do respeito.
Rebeca Leal

Na Ponta da Língua disse...

Obrigada pelas visitas e comentários galera. Isso me deixa muito feliz! Vamos fazer o boca-a-boca do blog galera. Ele tem que estar 'Na ponta da Língua' de todo mundo!

Valeu!

Cassandra disse...

Isso mesmo, após a substituição dele, o programa está com outro clima e não deixou de ser crítico e muito engraçado. Parabéns pelo Blog! Bjos.

Na Ponta da Língua disse...

Obrigada, Cass!

Anônimo disse...

cALA SUA BOCA. RAFINHA BEST COMEDIA EVER!!!!!!!! SEU PSDBISTA!

Na Ponta da Língua disse...

Você é tão destemido e convicto que é um anônimo! Me poupe! Se o admira tanto assuma sua idolatria. E isso aqui é um espaço para emissão de opinião. A minha é essa e se não está contente não leia o blog. Ah! O Rafinha Bastos é um IMBECIL.