terça-feira, 11 de outubro de 2011

Paixão de cinema: Bahia, Minha Vida



Impressionante como a torcida do Bahia é apaixonada pelo time. Além dos feitos históricos de participação nos estádios, a torcida, com o grito de guerra 'Bora Bahêa minha porra', tem lotado os cinemas soteropolitanos para assistir ao documentário Bahia, Minha Vida, ultrapassando as médias de público alcançadas por filmes de sucesso internacionais. O longa traz depoimentos dos apaixonados torcedores e relembra momentos históricos do time baiano.

Os dados são impressionantes: 16.649 pagantes nas 13 salas em que foi exibido, totalizando uma média de 1.281 espectadores. A marca supera tramas como Amizade Colorida (958), filme com o astro Justin Timberlake e a revelação Mila Kunis, Sem Saída (539), que é protagonizado por Taylor Lautner, e a sequência de terror, Premonição 5 (509).

Fundado em 1931, o time baiano já venceu o campeonato brasileiro duas vezes (1959 e 1988), mas, há pelo menos 10 anos, vem amargando resultados pouco expressivos. Quem pensa que por causa disso a torcida deixou de frenquentar os estádios e se desmotivou com a atuação do Tricolor de Aço está redondamente enganado. Mesmo estando na 3ª divisão, os torcedores reuniam-se nos estádios para ver os jogos e conseguiam manter o nível de público do time lá no alto.

Além dos seguidos insucessos do Bahia, os fanáticos tricolores tiveram que superar uma grande tragédia: em 2007, sete torcedores despencaram da arquibancada da Fonte Nova, durante a partida que garantiu o acesso do time à Série B, e morreram na hora. Desde então, a antiga Fonte Nova não sediou jogos do time e acabou por ser implodida em agosto do ano passado. Atualmente, está sendo construída no local a Arena Fonte Nova, que irá receber jogos da Copa de 2014.

Com o Bahia de volta à Série A neste ano, os torcedores continuam lotando estádios e acompanhando com fervor o desempenho da equipe tricolor. É preciso que os dirigentes do time honrem o amor da torcida e invistam, de fato, no sucesso permanente do time, levando a sério os mínimos detalhes do cotidiano, desde equipamentos, treinos, salários, ao respeito para com os jogadores e equipe técnica.

A devoção dos tricolores, que já levou o prêmio de Torcida de Ouro, dado pela Confederação Brasileira de Futebol, não pode ser marginalizada. O amor dos tricolores é declarado todos os dias, seja em campos e estádios, seja em poltronas de cinema.

Respeito é bom e o torcedor do Bahia gosta!

* Não sou torcedora do time baiano, mas respeito profundamente o amor que a torcida apaixonada dispensa à equipe. Sem mais: BORA BAHÊA MINHA PORRA!

6 comentários:

César disse...

Belo texto! Só duas correções: o glorioso ECBahia foi fundado em 1931 e não em 1930 e o ano da tragédia que selou o destino da Fonte Nova foi 2007 e não 2006 como está registrado.

Grande abraço e parabéns!

Na Ponta da Língua disse...

huasuhasuha! Desculpe! Vou corrigir já!

Rebeca disse...

Como fiel torcedora tricolor fui conferir o longa e deixo registrado que o filme é de primeira!! Conseguiu registrar toda a emoção da história do glorioso Bahia!
Saí com a alma tricolor renovada!!

Na Ponta da Língua disse...

Legal, Beca!!

video cassetada disse...

Bahea campeão Bahiano 2012!!!!

video cassetada disse...

Bahea campeão Bahiano 2012!!!!