segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Efeito dominó: Orlando Silva será a próxima pedra a cair?

Numa época em que o esporte brasileiro brilha nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, ganhando várias medalhas, inclusive de ouro, estoura o escândalo que, supostamente, envolve o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em um esquema de desvio de dinheiro público e propina.

Silva, de acordo com denúncia feita pela revista Veja deste sábado (15/10), recebeu a propina na garagem do ministério dos Esportes, em Brasília. O esquema, em que estaria envolvido o ministro, pode ter desviado mais de R$40 milhões nos últimos oito anos. A fraude, segundo a denúncia, foi organizada pelo PCdoB e usava ONGs como fachada para desviar dinheiro público.

A acusação foi feita pelo policial militar João Dias Ferreira, que também estaria envolvido no esquema e está preso desde o ano passado. "As ONGs só recebiam os recursos mediante o pagamento de uma taxa previamente negociada que podia chegar a 20% do valor dos convênios. O partido indicava desde os fornecedores até pessoas encarregadas de arrumar notas fiscais frias para justificar despesas fictícias", entrega Ferreira.

Culpado ou não, o suposto envolvimento de Orlando Silva neste esquema mancha, mais uma vez, a reputação da classe política brasileira e desestrutura a imagem já cambaleante do governo feito pela presidente Dilma Roussef. A culpa não é, propriamente, da presidente. Muitas das indicações foram impostas pela 'obesa' base aliada, mas não se pode negar que a imagem mais manchada é a da comandante-mor e do próprio país.

Em oito meses, Antônio Palocci, Alfredo Nascimento, Luiz Sérgio, Nelson Jobim e Wagner, respectivamente, representantes das pastas da Casa Civil, Transportes, Relações Institucionais, Agricultura e Turismo 'caíram' e, agora, integram a 'faxina' nos Ministérios.

Nesta segunda-feira (17/10), o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República pedindo a instauração de inquérito e a investigação do suposto envolvimento de Orlando Silva no esquema de desvio de dinheiro público e recebimento de propina.

Neste dominó ministerial, formado por 36 pedras, já sucumbiram cinco. Quantas quedas mais teremos que assistir para nos mobilizar e tomar uma atitude? O pior de tudo é que os ministros são escolhidos e não votados. Assim, não dá nem para colocar a culpa nos brasileiros que elegeram Tiriricas, Romários ou Bebetos.

*Com informações da revista Veja

2 comentários:

Juju Baby disse...

Sinceramente, apesar de jovem, eu não tenho mais forças pra lutar contra esse tipo de coisa. Essa corrupção toda começa na política estudantil dentro das universidades. Estive envolvida durante um tempo, fiz militância, era representando de D.A. e, sinceramente, não ganhei nada além de um baixo desempenho acadêmico. Agora estou na base do egoísmo: quero estudar, ser a melhor no que eu faço e garantir o meu. Essas coisas aí não vão mudar É NUNCA. E pode dizer que a culpa é de pessoas como eu, mas eu sou apenas mais uma cidadã desiludida. Achei até bom o povo ter votado em Tiririca...mas ele estava errado...pelo jeito: "pior fica"!!!!

Na Ponta da Língua disse...

Pior fica mesmo, Juju. é duro admitir, mas sou uma desiludida também. Eu tento com o blog fazer um desabafo e quem sabe, humildemente, colocar as pessoas a par da situação. Mas uma coisa é fato: A POLÍTICA brasileira está podre!