segunda-feira, 19 de março de 2012

Os artistas em preto e branco

Esse final de semana assisti, com algumas amigas, o aclamado ‘O Artista’. Por não se tratar de um gênero que eu goste bastante, confesso que fui ao cinema sem grandes expectativas e estava um tanto alheia ao filme, sem saber exatamente do que se tratava. Assim que me aboletei na cadeira, uma das minhas colegas me disse que se tratava de um filme mudo. Logo pensei: “Oh Deus, onde fui me meter?”. É com uma enorme satisfação que digo: meti-me em um dos mais maravilhosos longas que já vi.

Embora em preto e branco e quase, completamente, sem som, deletei-me com uma história repleta de sutilezas e de sensibilidade, que fez com que eu passasse, facilmente, dos risos às lágrimas. ‘O Artista’ conta o declínio de George Valentin, um ator que fazia filmes mudos, consagradíssimo em 1927, e que, com a inclusão do som da fala dos personagens, perde espaço para atores mais jovens. O detalhe é que um desses jovens atores é Peppy Miller, uma moça que fez figuração em um de seus filmes, e pela qual o ator sentiu-se atraído.

A partir daí, a vida de Valentin se torna um verdadeiro inferno. Buscando mostrar que os filmes mudos e, principalmente, ele ainda têm vez, o artista produz um longa que acaba se tornando um fracasso, sendo esmagado pelo filme estrelado pela concorrente ‘faladeira’ Peppy Miller. Afundado em dívidas, o ator é deixado pela esposa e só pode contar, agora, com seu fiel cãozinho e com o dedicado motorista. Dentre os percalços enfrentados pelo protagonista estão, ainda, o alcoolismo e acidentes que quase o mataram.

As relações interpessoais, a capacidade de deixar o orgulho de lado, amizade e o verdadeiro amor são tópicos abordados no longa que ganhou 5 estatuetas da Academia, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. O telespectador que deixa o cinema, após ver a película, sai leve, feliz e tocado. Todos nós podemos ser artistas e driblar os problemas das nossas vidas, confiando nos amigos, permitindo nos apaixonar e buscando a felicidade, sempre.

‘O Artista’ está nas principais salas de cinema de Salvador. Confira a programação completa em www.cineinsite.com.br.

Silvio Santos – o artista do Brasil em preto e branco

Pulando da telona para a telinha, assustei-me com o visual do dinossauro da TV brasileira, Silvio Santos. O apresentador, que comanda um programa dominical batizado com o seu nome, apareceu, desde a semana passada, com um look diferente: Silvio assumiu seus cabelos brancos e estava parecendo um verdadeiro avô.

Mesmo sabendo que o dono do SBT tem mais de 80 anos, as tinturas e o excesso de maquiagem nunca permitiram que o público o enxergasse como o idoso que é. Posso apostar que, assim como eu, diversos telespectadores ficaram perplexos com o velhinho que brincava com a plateia diante de nossos olhos.

Como a maioria sabe, Silvio foi camelô e teve que passar por muito perrengue para chegar aonde está e, assim como 'O Artista', o apresentador soube reconhecer as oportunidades e as agarrou, alçando longo voo pela carreira televisiva.

Essa mudança, a meu ver, é positiva, uma vez que comprova que pessoas mais velhas têm vez na televisão brasileira, até porque, quando se é um ícone, um artista, não importa a idade, o público vai reconhecê-lo como tal e lhe dará o devido apoio e, também, audiência.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Suruba na telinha – Rede TV! e Bandeirantes, o 69 da televisão brasileira

Todo mundo sabe que o famoso troca-troca televisivo ocorre nos mais diferentes segmentos. É galã que sai da Globo e vai para a TV do bispo (Rede Record); é apresentador que deixa programa e volta a fazer novelas; é empresário famoso que vai para a emissora de Silvio Santos e deixa de apresentar o programa que o consagrou. Enfim, no mundo da telinha tem de tudo. A bola da vez é a ida de toda a trupe do Programa Pânico na TV! para a Rede Bandeirantes (os integrantes romperam o contrato com a RedeTV! e assinaram com a Band sem aviso prévio, em janeiro deste ano), enquanto o polêmico Rafinha Bastos, ex-integrante do CQC (programa exibido às segundas pela mesma Band), após um período de jejum televisivo - por conta de declarações, no mínimo, polêmicas o humorista foi afastado da atração e pediu demissão-, assina com a Rede TV! para comandar um programa espelhado no norte-americano Saturday Night Live. A versão brasileira foi licenciada pela Endemol, que já produziu versões na Espanha e no Japão.

Acredito que a ida de Bastos para a emissora de Osasco - a sede da Rede TV fica na cidade paulista - será como uma espécie de tiro no pé. A empresa não vive o melhor momento após perder os direitos de transmissão da Série B do Brasileiro, que acarretou, de acordo com a própria Rede TV!, numa redução de cerca de R$ 30 milhões de receita por ano. Além disso, outros R$ 15 milhões teriam deixado de encher o cofrinho da Rede TV! em virtude da perda dos direitos do UFC para a platinada TV Globo.

O humorista já provou que leva o desejo de ser polêmico a níveis perigosos. Além de fazer piadas sobre mulheres feias terem que agradecer aos estupradores, pois esses estariam lhes fazendo um favor, Bastos brincou com gente graúda: falou, ao vivo, no horário nobre, que gostaria de "comer" Wanessa Camargo e o bebê, que ainda não havia nascido - Wanessa teve o primeiro filho, do casamento com o empresário Marcus Buaiz, em janeiro deste ano - e descascou o abacaxi de um processo movido pela cantora.

O pessoal do Pânico, por outro lado, vai para uma emissora que conseguiu estabelecer o CQC como um dos programas humorísticos mais vistos e mais renomados do Brasil e que, por si só, tem mais telespectadores do que a Rede TV!, o que parece ter sido uma decisão acertada. De acordo com a mídia nacional, os humoristas do Pânico (dentre eles Sabrina Sato, Emílio Surita, Eduardo Sterblitch, Márvio Lúcio e Rodrigo Scarpa) puderam romper, mais facilmente, o contrato com a Rede TV! porque os salários não estavam sendo pagos em dia.

Agora, só nos resta esperar e ver no que vai dar essa ‘suruba’ televisiva. Não quero ser a 'urubulina' que prevê que tudo vai dar errado, mas, em minha opinião, aonde vai o dedo podre do grosseiro Rafinha Bastos, nada pode dar certo.