quinta-feira, 5 de maio de 2011

Não sobe, nem desce


O Plano Inclinado Gonçalves, construído em 1874, e amplamente utilizado pela população soteropolitana, desde então, está fechado há, pelo menos, três meses. Com capacidade para cerca de 36 passageiros, o Plano faz a ligação entre a cidade alta (Praça da Sé) e a cidade baixa (Comércio).

Os usuários do transporte vertical, e eu posso me citar como exemplo, vêm enfrentando dificuldades na hora de fazer a ligação entre os bairros. Além de não poder contar com o Gonçalves, ainda temos que nos contentar com o péssimo funcionamento e lotação ofertados pelo Elevador Lacerda. No horário de almoço, as filas do elevador chegam a Rua Chile, e o usuário, que desembolsa R$0,15 todos os dias, tem que penar sob o sol e a chuva.

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), autarquia da Prefeitura Municipal (PMS), informa que o Plano Inclinado Gonçalves não tem problema técnico e os equipamentos são ligados todos os dias, mas faltam funcionários para operar, uma vez que a empresa terceirizada não está repassando o salário para eles.

Absurdo total! Onde nós vamos parar? Salvador está se tornando uma cidade que dá nojo de morar. Ruas sujas, transporte péssimo, metrô-fantasma, praias horrorosas, aeroporto defasado. Se o Governo do Estado não intervir, urgentemente, não reuniremos as condições necessárias para sediar jogos da Copa 2014. E o mais importante: nós viveremos em uma das capitais mais atrasadas e infernais de todo o país.

Renata Preza
Jornalista